terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jornal Mural - Uma excelente opção em Comunicação Interna

Ter meios efetivos de Comunicação Organizacional está no topo das ações prioritárias das empresas que almejam o sucesso. Uma dessas publicações eficazes de fonte de informações para o público interno e até externo é o velho Jornal Mural, que tem sido esquecido nos últimos anos, talvez até por conta da era digital nas empresas, onde colegas de sala não conversam, mas trocam mensagens eletrônicas. No entanto, saber utilizá-lo é mostrar inteligência quando o assunto é divulgação e integração dentro dos empreendimentos.
.
Uma das grandes vantagens que o Jornal Mural tem diante de muitas mídias da Comunicação Organizacional é o seu baixo custo, o que é excelente, sobretudo, para as micro e pequenas empresas. Mas, para que haja eficácia, os organizadores do Jornal Mural, de preferência profissionais Jornalistas ou Relações Públicas das empresas, devem estar atentos para o seu planejamento. Pautas definidas; formato, compreendido por títulos chamativos, tipos e tamanhos de letras visíveis; textos curtos; fotos e figuras; boa localização; assuntos interessantes e linguagem acessível são alguns dos cuidados na sua exibição.

Se for o caso, uma pessoa deverá estar permanentemente atualizando e conferindo o local ou locais de apresentação. Infelizmente, é comum vermos jornais murais carregados de muitas informações, os textos enormes, com letras minúsculas e sem imagens ilustrativas e jogados em um canto escuro qualquer da empresa. Desta forma, não ter as precauções mencionados é deixar o seu Jornal Mural sem sua maior finalidade: informar de maneira simples e dinâmica. Friso que a boa programação visual terá impacto positivo ou negativo de acordo com o trabalho executado.

Os responsáveis pelo Jornal Mural devem ter sempre em mente quais os conteúdos que interessam ao seu público-alvo, princípio básico para o sucesso de qualquer meio de comunicação. É o que chamamos de seleção de notícias. Neste aspecto, será necessário identificar qual o grau de leitura do mesmo. Presença de funcionários ou público lendo o Jornal, significa a aceitação ou não do material exposto. Verificar até que ponto as pessoas param e leem as notícias contribui para a análise do Jornal Mural, o que resultará, sem dúvida, em um melhor conteúdo.

Quanto à sua exposição, o Jornal Mural poderá estar afixado em uma parede da empresa, revestida de um espaço delimitado, com tamanho entre 1m e 50 cm de largura por 90 cm de altura. O fundo, de preferência, deve contrastar com as informações apresentadas. Para uma melhor visualização, ele deverá estar à altura do olhar do público-alvo.

Há também uma possibilidade do Jornal Mural ser colocado em uma superfície móvel, o que dará a oportunidade de mudar a posição em determinados período para aumentar a visualização e leitura daquilo que é exposto. Uma boa dica para fazer com que o público pare e leia as matérias é criar temas específicos, como nos jornais impressos diários, nos quais temos os cadernos de política, cidades, esportes e variedades. Assim, pode-se dividir o espaço do Jornal Mural em temas maiores sobre a Empresa e Funcionários.

Essa divisão citada pode incluir matérias que dizem respeito ao mercado da empresa, como o avanço do empreendimento diante da concorrência e suas ações diárias. Também podemos ter notícias sobre cultura, os aniversariantes do mês, o funcionário de destaque, os jogadores campeões da empresa durante o determinado torneio de futebol, as atividades beneficentes no bairro que a empresa está instalada etc.

Não transforme o seu Jornal Mural em um mero “Quadro de Avisos”, onde todos “metem a mão” e não tem uma linha editorial definida. Outro detalhe: crie um nome sugestivo para o seu Jornal. Reforço que um bom local de exposição e temas que dizem respeito ao cotidiano da empresa e funcionários farão do seu Jornal Mural um sucesso. Tomando essas precauções, você terá um bom veículo de comunicação interno com um custo relativamente muito pequeno. Até a próxima e boa sorte!

Fonte: 180graus - Helder Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário