Veja o conteúdo dos slides apresentados pelo grupo Lider Comunicação
Comunicação Organizacional:
-Comunicação Institucional
-Comunicação Mercadológica
-Comunicação Interna
-Comunicação Administrativa
Comunicação Integrada:
-Convergência
-Mix
-Harmonia
-Política Global
-Ação Conjugada
Comunicação Administrativa:
-Funções Administrativas
-Controlar seus recursos
-Fazer Organizacional
-Intercâmbio de Informações
Comunicação Interna:
-Manter diálogos
-Compatibilização de interesses
-Vender sua imagem aos funcionários
-Endomarketing: funcionários como clientes
Comunicação Mercadológica:
-Gerenciar a Comunicação Mercadológica
-Objetivos Mercadológicos
-Pesquisas de Mercado
Comunicação Institucional:
-Formação de imagem e identidade corporativas fortes e positivas;
-Tornar compreensível os valores, práticas e objetivos da empresa;
-Institucionalização;
-Marcas e produtos ------------> A empresa;
Discurso e Prática.
Subáreas
Relações Públicas
- Conhecer públicos em uma perspectiva dinâmica do ambiente, conhecendo o universo social e organizacional;
- Pesquisa de Mercado
Jornalismo Empresarial
- Produção jornalística sobre a empresa e seu setor;
- É uma proposta especializada de jornalismo;
- Boletins ----------> Revistas Especializadas;
Subáreas
Propaganda
- Divulgar as realizações;
- Transmitir a personalidade;
- Fixar conceitos construtivos do seu fazer e ser;
Subáreas
Assessoria
- Mediações entre empresa e sociedade;
Editoração Multimídia
- Produção de material;
- Área técnica;
- Outros Autores
Marketing Cultural
- Promover, defender, valorizar a cultura e os bens simbólicos;
- Tem crescido por conta dos incentivos fiscais;
Subáreas
Marketing Social
- Para Philip Kotler e Eduardo Roberto:
- Promover uma idéia que se encaixe na escala de valores da sociedade;
- Campanhas públicas;
“... o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos adotantes escolhidos como alvo... A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.”
Subáreas
Imagem e Identidade Corporativas
- Não são sinônimos
- Identidade: Conjunto de valores, crenças e características com que a organização se auto-identifica e se diferencia;
- Construção da identidade para Cees van Riel:
- Comportamento - Simbolismo - Comunicação - Personalidade
- Imagem: percepção que o público tem da empresa
Por uma Filosofia da Comunicação Integrada
Filosofia Organizacional
A filosofia tem implicações profundas na vida
organizacional. Orienta as decisões em todos os
níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para
o insucesso das organizações.
A filosofia da comunicação integrada nas organizações
A comunicação deve expressar uma visão de
mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas
para vender produtos e serviços.
Deve construir uma identidade corporativa
sintonizada com as novas exigências e
necessidades da sociedade contemporânea e dos
públicos.
Princípios que devem nortear a Comunicação Organizacional e Empresarial:
-Importância de uma política global de comunicação nas organizações.
-Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais.
-Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação.
-Unicidade institucional e mercadológica.
Comunicação integrada como filosofia da organização
A implementação do enfoque da Comunicação Integrada como filosofia da organização é, na realidade, uma sugestão e/ou contribuição deste trabalho, que consiste na fusão do enfoque do Marketing como Filosofia do Negócio (KOTLER, 1998) e das RP na gestão da Comunicação Integrada (KUNSCH, 2003), adaptada a necessidades de uma organização sem fins lucrativos. O primeiro, se define por uma filosofia empresarial orientada a atender o mercado a partir de processos administrativos integrados e com todas as áreas voltadas para atingir a satisfação dos clientes, ou seja, mobilizar todos os esforços empresariais na busca do bem-estar e da satisfação dos clientes, para com isso, conquistá-los e mantê-los fiéis ao negócio. O último, se refere ao posicionamento estratégico das atividades de RP na gestão das redes de comunicação e políticas comunicacionais voltadas à excelência das relações da organização com seus públicos.
A adaptação do enfoque mercadológico do Marketing para o uso dos seus conceitos nas organizações sem fins lucrativos, muda apenas quanto à abordagem dos públicos. Numa organização do Terceiro Setor, portanto, busca-se a satisfação dos beneficiados, dos colaboradores, financiadores, patrocinadores, difusores e legitimadores dos seus objetivos institucionais, além da boa vontade da sociedade em geral, sobretudo, da comunidade em que está inserida. Para isso, as Comunicações de Marketing e as RP, trabalhadas dentro do conceito de Comunicação Integrada, são mais eficientes.
Para a implementação do enfoque da Comunicação Integrada como filosofia da organização é necessário que se pense também nos enfoques do Marketing Estratégico e Operacional.
Relações públicas e a comunicação integrada
Kunsch apresenta o planejamento de relações públicas com visão integrativa, estratégia para “se chegar a uma administração dessa comunicação”. Já dizia, por exemplo, que não se podia separar a comunicação institucional e a comunicação mercadológica, o produto e o serviço. Mais do que recusar a visão estreita e soberba de supostas exigências de autonomias entre as áreas em contraposição à interdependência de todos os fazeres ,era necessária uma visão organizativa geral da comunicação, que seria obtida por meio de um planejamento que integrasse as diferentes áreas da comunicação em uma ação coordenada e focada no negócio da empresa. E destinava aos relações-públicas a liderança nesta tarefa
A comunicação nas atividades de relações públicas
Comunicação Dirigida:
É a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que se quer atingir.
Para Alvin Toffler, trata-se da “desmassificação dos meios de comunicação de massa”.
Como diz Waldir Ferreira, (...) não há massificação da Comunicação Dirigida, mas, os jornais, as revistas, o rádio e a televisão – principais meios de comunicação de massa da "segunda onda", estão cada vez mais, se especializando e se utilizando da "Comunicação Dirigida", para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.
À Comunicação Dirigida cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que integram e caracterizam a Comunicação Dirigida. A fonte produtora da mensagem é o Órgão, o Setor, o Profissional, enfim, a unidade administrativa de Relações Públicas; o receptor é o público que se pretende constituir e estimular por meio da opção que se fizer do veículo mais adequado àquele fim.
Modalidades de comunicação dirigida
Comunicação dirigida escrita:
. Correspondências e publicações.
Comunicação dirigida oral:
. Discursos, alto-falantes, telefones, conversas, reuniões, colóquios, etc.
Comunicação dirigida auxiliar:
. Audiovisual, internet, intranet, CD-ROM, DVD.
Comunicação dirigida aproximativa:
. Eventos, feiras, exposições, lançamentos, inaugurações, etc.
Comunicação Massiva:
A importância dos veículos de comunicação de massa
Definição de comunicação de massa por Charles Wright
-Natureza de audiência em 1º lugar
-Natureza da experiência comunicadora
-Natureza do comunicador
Comunicação Massiva
-O trabalho das relações públicas
-Assessoria de imprensa como uma das atividades envolvidas nas relações públicas
-O relacionamento com a mídia
-Conceito de mídia
-A razão de uma relação entre organizações e imprensa
Comunicação Massiva
No que consiste o trabalho de assessoria de imprensa:
Utilização de técnicas apropriadas de relacionamento e no uso de certos instrumentos: press-release, press-kit, coletiva de imprensa, mailing list e clipping.
-Como a assessoria deve se relacionar com a imprensa
-Meios para estreitar o relacionamento empresa-imprensa
OBS: Nos releases e press-kit devem predominar o bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social. É importante ter em vista a responsabilidade social dos seus atos e os interesses da opinião pública.
-O papel do jornalista ao receber a pauta de um assessor
-O PODER DA MÍDIA E SEUS EFEITOS
“O poder da mídia é uma realidade incontestável, e as organizações, como fontes de informação, para se relacionar com o seu universo de públicos e a sociedade, dela não podem prescindir”.
AS NEGOCIAÇÕES ENTRE AS FONTES E A MÍDIA: O PAPEL DAS ASSESSORIAS
“As organizações, pelo papel que exercem na sociedade, são fontes importantes de informações e têm o dever e o direito de prestar contas de suas ações perante os públicos e a opinião pública.”
O trabalho de relacionamento com a mídia não é apenas de divulgar seus produtos e serviços, mas de compromisso e responsabilidade pública como fontes de informação.
Jornalismo VS assessoria de imprensa
“São duas áreas distintas que, por suas próprias características, costumam assumir posições antagônicas, mas, por força de novas formas de organização do trabalho e também ao dinamismo da informação, têm se tornado cada vez mais interdependentes, necessitando uma da outra, cada vez mais.” – Presidente do Sinjoesp (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo) Everaldo Gouveia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário