A Associação Esperança e Vida realizou na última sexta-feira (26/11) uma tarde recreativa para seus usuários. Em parceria com as empresas Hi5 Assessoria, Zomm Achievement, Pense Comunicações, Faça Comunicações, e claro, LÍDER COMUNICAÇÃO. Veja as fotos:
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Líder entra em parceria com Fundação CCEPLAR
Foto (Sede da Fundação Centro de Cultura e Educação Permanente Lineu Araújo)
Uma nova atividade vem pautando a agenda da empresa Líder, nestes dias estamos assessorando outra entidade; trata-se da Fundação Centro de Cultura e Educação Permanente Lineu Araújo (FCCEPLAR), localizada na rua Raimundo Paz, 150, próximo à concessionária Renault.
A Fundação é coordenada pela Professora Cecília Mendes que, desde 1984, vem promovendo eventos culturais à comunidade. São muitos cursos oferecidos que vão desde a construção de bonecos a produção de textos. A instituição serve também de referência na área sócio-cultural, pois além de destacar a arte como forma de expressão e linguagem, concebe maneiras de tornar a população mais empreendedora, no sentido de dar maiores oportunidades de capacitação profissional.
Estamos entrando em contato com veículos midiáticos para que mais pessoas possam ter conhecimento do trabalho realizado pela Fundação e, assim, valorizar a iniciativa de reconhecer na educação e na arte a peça fundamental para o progresso humano.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Lider Comunicação desenvolve um blog para Casa Frederico Ozanam
A Lider Comunicação, em parceria com a Hi5 Acessoria, desenvolveu o blog da Casa Frederico Ozanam. A instituição utilizará para divulgar campanhas e para que a população teresinense consiga se aproximar do que acontece na Casa.
O próximo passo a ser dado pela Lider é desenvolver uma newsletter a partir do e-mail criado para o abrigo. Se você quizer fazer parte da rede, adicione casafrederiozanam@gmail.com.
O link para acessar o blog é http://casafredericoozanam.blogspot.com/
domingo, 21 de novembro de 2010
AEV realizará manhã com atividades para arrecadar livros e brinquedos
A Associação Esperança e Vida realizará nessa sexta-feira (26), em parceria com estudantes de Comunicação Social da UFPI incluindo a Líder Comunicação, uma manhã com inúmeras atividades com o objetivo de arrecadar livros e brinquedos para a futura brinquedoteca da Instituição. O evento que acontecerá em sua sede contará com palestras e oficinas, além de espaço para recreação.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Casa Frederico Ozanan - um exemplo
Na próxima semana, a Lider Comunicação disponibilizará neste blog materiais produzidos pela Casa Frederico Ozanam. O abrigo para idosos, antes mesmo do trabalho dos estudantes já possuia um bom material comuicacional. Campanhas constantes são desenvolvidas, folders são produzidos e a casa desenvolveu sua própria logomarca.
Disponibilizaremos neste blog inclusive uma matéria vencedora de prêmio jornalístico que foi feita sobre a Casa.
Acesse o blog na p´roxima quarta-feira e confira a matéria.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Nossos Serviços: Lider Comunicação desenvolve blog da AEV
A Líder Comunicação desenvolveu o blog da parceira Associação Esperança e Vida. A instituição fica localizada na Rua João Virgílio - Vermelha, 1047.
O blog contará com informações sobre as atividades desenvolvidas na instituição e também terá notícias relacionadas ao câncer e seu tratamento. Além disso, o blog tem a função de manter uma interação com a sociedade em geral. Acesse: www.associacaoesperancaevida.blogspot.com e entre em contato pelo e-mail: associacaoesperancaevida@hotmail.com. Mais informações nos endereços eletrônicos citados.
Nossa Parceira: Associação Espença e Vida
A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida - AEV - foi criada em março de 2008 com o objetivo de dar voz ao portador de câncer no momento de receber atendimento, para conhecer seus direitos, ser informado adequadamente sobre o câncer, sobre sua cura, quando se faz um diagnóstico precoce e se recebe tratamento.
Nós da AEV, engajados nesse movimento de conscientização, lutamos pelos direitos dos portadores de câncer e alertamos que a cura rside em aspectos de prevenção, diagnóstico precoce, no tratamento, acesso à cirurgia, e também na pesquisa clínica.
Nós articulamos encontros de pessoas que lutam para viabilizar projetos com o objetivo de: beneficiar o portador de câncer; plantar a idéia da educação que salva vidas e criar aportunidades no setor voluntário para que profissionais como médicos, psicólogos, terapeutas, advogados e profissionais liberais, com seus conhecimentos, auxiliem esses portadores de câncer - tanto na prevenção quanto durante todo o tratamento da doença - de forma totalmente gratuita.
A Associação Esperança e Vida entende que, programas de educação e prevenção para a população salvam vidas e reduzem custos com hospitais e medicamentos.
Associação Esperança e Vida: objetivos
- Viabilizar as necessidades básicas com medicamentos, alimentação e suplementos, próteses, exames, consultas e outros;
- Criar mecanismos para melhoria da qualidade de vida dos usuários;
- Orientar sobre os recuros existentes na comunidade e sobre os direitos do usuário;
- Oferecer orientação jurídica, psicológica, terapeuta e social;
- Integrar os usuários à sociedade
sábado, 30 de outubro de 2010
Casa de Zabelê
A empresa Líder Comunicação, junto com outras empresas da área de comunicação, apoia a Casa de Zabelê que, hoje, é a principal instituição de Teresina a oferecer atendimento a meninas com problemas de violência doméstica, negligência, pobreza, drogas e prostituição. A Casa tem uma sede própria que fica no bairro São Pedro, em frente ao Cefet e próximo ao Centro Adminitrativo. Atualmente, são aproximadamente 140 meninas de 10 a 16 anos que são atendidas na instituição. Sendo que fica aberta em dois turnos, na manhã de 8h às 12h e à tarde de 14h às 18h.
A Casa de Zabelê tem o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e de outras instituições e projetos, como o projeto Girassol- Petrobrás e Criança Esperança. Faz parte das atividades da Casa: dança, serigrafia, atividades educativas como leitura, acompanhamento de educadores no ensino especializado, de acordo com a idade das meninas e outras.
Nós, alunos de comunicação social da UFPI (4º período), temos como objetivo na Casa desenvolver atividades internas na área de comunicação como a formação de murais interativos, formação e exibição de cartazes educativos sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes nas escolas das comunidades, produção de eventos com palestrantes que possam incentivar a perseverança e a conquista de uma vida melhor para as meninas da Casa e voltados também para os educadores a fim de esclarecer outros pontos acerca da educação.
Logo mais, estaremos postando outras novidades com a Casa de Zabelê! Fique atento!
domingo, 24 de outubro de 2010
Casa Frederico Ozanan
A Casa Frederico Ozanan é um abrigo para idosos. Localizada na Zona Norte, na Rua Desembargador Pires de Castro 2137, Primavera, a instituição foi uma das escolhidas pelos estudantes da disciplina Comunicação Organizacional para ter sua comunicação trabalhada.
Entre os objetivos dos futuros comunicadores estão conseguir atrair mídia para o local, conseguir manter doadores, fazer uma campanha de "adoção" de idosos e muitos outros compromissos que possibilitarão os idosos abrigados no Frederico Ozanan terem futuramente uma vida melhor.
Durante os próximos dois meses atualizaremos este post e o blog com informações acerca das atividades desenvovidas por nós estudantes.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Relações Públicas e a Filosofia da Comunicação Integrada
Veja o conteúdo dos slides apresentados pelo grupo Lider Comunicação
Comunicação Organizacional:
-Comunicação Institucional
-Comunicação Mercadológica
-Comunicação Interna
-Comunicação Administrativa
Comunicação Integrada:
-Convergência
-Mix
-Harmonia
-Política Global
-Ação Conjugada
Comunicação Administrativa:
-Funções Administrativas
-Controlar seus recursos
-Fazer Organizacional
-Intercâmbio de Informações
Comunicação Interna:
-Manter diálogos
-Compatibilização de interesses
-Vender sua imagem aos funcionários
-Endomarketing: funcionários como clientes
Comunicação Mercadológica:
-Gerenciar a Comunicação Mercadológica
-Objetivos Mercadológicos
-Pesquisas de Mercado
Comunicação Institucional:
-Formação de imagem e identidade corporativas fortes e positivas;
-Tornar compreensível os valores, práticas e objetivos da empresa;
-Institucionalização;
-Marcas e produtos ------------> A empresa;
Discurso e Prática.
Subáreas
Relações Públicas
- Conhecer públicos em uma perspectiva dinâmica do ambiente, conhecendo o universo social e organizacional;
- Pesquisa de Mercado
Jornalismo Empresarial
- Produção jornalística sobre a empresa e seu setor;
- É uma proposta especializada de jornalismo;
- Boletins ----------> Revistas Especializadas;
Subáreas
Propaganda
- Divulgar as realizações;
- Transmitir a personalidade;
- Fixar conceitos construtivos do seu fazer e ser;
Subáreas
Assessoria
- Mediações entre empresa e sociedade;
Editoração Multimídia
- Produção de material;
- Área técnica;
- Outros Autores
Marketing Cultural
- Promover, defender, valorizar a cultura e os bens simbólicos;
- Tem crescido por conta dos incentivos fiscais;
Subáreas
Marketing Social
- Para Philip Kotler e Eduardo Roberto:
- Promover uma idéia que se encaixe na escala de valores da sociedade;
- Campanhas públicas;
“... o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos adotantes escolhidos como alvo... A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.”
Subáreas
Imagem e Identidade Corporativas
- Não são sinônimos
- Identidade: Conjunto de valores, crenças e características com que a organização se auto-identifica e se diferencia;
- Construção da identidade para Cees van Riel:
- Comportamento - Simbolismo - Comunicação - Personalidade
- Imagem: percepção que o público tem da empresa
Por uma Filosofia da Comunicação Integrada
Filosofia Organizacional
A filosofia tem implicações profundas na vida
organizacional. Orienta as decisões em todos os
níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para
o insucesso das organizações.
A filosofia da comunicação integrada nas organizações
A comunicação deve expressar uma visão de
mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas
para vender produtos e serviços.
Deve construir uma identidade corporativa
sintonizada com as novas exigências e
necessidades da sociedade contemporânea e dos
públicos.
Princípios que devem nortear a Comunicação Organizacional e Empresarial:
-Importância de uma política global de comunicação nas organizações.
-Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais.
-Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação.
-Unicidade institucional e mercadológica.
Comunicação integrada como filosofia da organização
A implementação do enfoque da Comunicação Integrada como filosofia da organização é, na realidade, uma sugestão e/ou contribuição deste trabalho, que consiste na fusão do enfoque do Marketing como Filosofia do Negócio (KOTLER, 1998) e das RP na gestão da Comunicação Integrada (KUNSCH, 2003), adaptada a necessidades de uma organização sem fins lucrativos. O primeiro, se define por uma filosofia empresarial orientada a atender o mercado a partir de processos administrativos integrados e com todas as áreas voltadas para atingir a satisfação dos clientes, ou seja, mobilizar todos os esforços empresariais na busca do bem-estar e da satisfação dos clientes, para com isso, conquistá-los e mantê-los fiéis ao negócio. O último, se refere ao posicionamento estratégico das atividades de RP na gestão das redes de comunicação e políticas comunicacionais voltadas à excelência das relações da organização com seus públicos.
A adaptação do enfoque mercadológico do Marketing para o uso dos seus conceitos nas organizações sem fins lucrativos, muda apenas quanto à abordagem dos públicos. Numa organização do Terceiro Setor, portanto, busca-se a satisfação dos beneficiados, dos colaboradores, financiadores, patrocinadores, difusores e legitimadores dos seus objetivos institucionais, além da boa vontade da sociedade em geral, sobretudo, da comunidade em que está inserida. Para isso, as Comunicações de Marketing e as RP, trabalhadas dentro do conceito de Comunicação Integrada, são mais eficientes.
Para a implementação do enfoque da Comunicação Integrada como filosofia da organização é necessário que se pense também nos enfoques do Marketing Estratégico e Operacional.
Relações públicas e a comunicação integrada
Kunsch apresenta o planejamento de relações públicas com visão integrativa, estratégia para “se chegar a uma administração dessa comunicação”. Já dizia, por exemplo, que não se podia separar a comunicação institucional e a comunicação mercadológica, o produto e o serviço. Mais do que recusar a visão estreita e soberba de supostas exigências de autonomias entre as áreas em contraposição à interdependência de todos os fazeres ,era necessária uma visão organizativa geral da comunicação, que seria obtida por meio de um planejamento que integrasse as diferentes áreas da comunicação em uma ação coordenada e focada no negócio da empresa. E destinava aos relações-públicas a liderança nesta tarefa
A comunicação nas atividades de relações públicas
Comunicação Dirigida:
É a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que se quer atingir.
Para Alvin Toffler, trata-se da “desmassificação dos meios de comunicação de massa”.
Como diz Waldir Ferreira, (...) não há massificação da Comunicação Dirigida, mas, os jornais, as revistas, o rádio e a televisão – principais meios de comunicação de massa da "segunda onda", estão cada vez mais, se especializando e se utilizando da "Comunicação Dirigida", para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.
À Comunicação Dirigida cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que integram e caracterizam a Comunicação Dirigida. A fonte produtora da mensagem é o Órgão, o Setor, o Profissional, enfim, a unidade administrativa de Relações Públicas; o receptor é o público que se pretende constituir e estimular por meio da opção que se fizer do veículo mais adequado àquele fim.
Modalidades de comunicação dirigida
Comunicação dirigida escrita:
. Correspondências e publicações.
Comunicação dirigida oral:
. Discursos, alto-falantes, telefones, conversas, reuniões, colóquios, etc.
Comunicação dirigida auxiliar:
. Audiovisual, internet, intranet, CD-ROM, DVD.
Comunicação dirigida aproximativa:
. Eventos, feiras, exposições, lançamentos, inaugurações, etc.
Comunicação Massiva:
A importância dos veículos de comunicação de massa
Definição de comunicação de massa por Charles Wright
-Natureza de audiência em 1º lugar
-Natureza da experiência comunicadora
-Natureza do comunicador
Comunicação Massiva
-O trabalho das relações públicas
-Assessoria de imprensa como uma das atividades envolvidas nas relações públicas
-O relacionamento com a mídia
-Conceito de mídia
-A razão de uma relação entre organizações e imprensa
Comunicação Massiva
No que consiste o trabalho de assessoria de imprensa:
Utilização de técnicas apropriadas de relacionamento e no uso de certos instrumentos: press-release, press-kit, coletiva de imprensa, mailing list e clipping.
-Como a assessoria deve se relacionar com a imprensa
-Meios para estreitar o relacionamento empresa-imprensa
OBS: Nos releases e press-kit devem predominar o bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social. É importante ter em vista a responsabilidade social dos seus atos e os interesses da opinião pública.
-O papel do jornalista ao receber a pauta de um assessor
-O PODER DA MÍDIA E SEUS EFEITOS
“O poder da mídia é uma realidade incontestável, e as organizações, como fontes de informação, para se relacionar com o seu universo de públicos e a sociedade, dela não podem prescindir”.
AS NEGOCIAÇÕES ENTRE AS FONTES E A MÍDIA: O PAPEL DAS ASSESSORIAS
“As organizações, pelo papel que exercem na sociedade, são fontes importantes de informações e têm o dever e o direito de prestar contas de suas ações perante os públicos e a opinião pública.”
O trabalho de relacionamento com a mídia não é apenas de divulgar seus produtos e serviços, mas de compromisso e responsabilidade pública como fontes de informação.
Jornalismo VS assessoria de imprensa
“São duas áreas distintas que, por suas próprias características, costumam assumir posições antagônicas, mas, por força de novas formas de organização do trabalho e também ao dinamismo da informação, têm se tornado cada vez mais interdependentes, necessitando uma da outra, cada vez mais.” – Presidente do Sinjoesp (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo) Everaldo Gouveia.
Comunicação Organizacional:
-Comunicação Institucional
-Comunicação Mercadológica
-Comunicação Interna
-Comunicação Administrativa
Comunicação Integrada:
-Convergência
-Mix
-Harmonia
-Política Global
-Ação Conjugada
Comunicação Administrativa:
-Funções Administrativas
-Controlar seus recursos
-Fazer Organizacional
-Intercâmbio de Informações
Comunicação Interna:
-Manter diálogos
-Compatibilização de interesses
-Vender sua imagem aos funcionários
-Endomarketing: funcionários como clientes
Comunicação Mercadológica:
-Gerenciar a Comunicação Mercadológica
-Objetivos Mercadológicos
-Pesquisas de Mercado
Comunicação Institucional:
-Formação de imagem e identidade corporativas fortes e positivas;
-Tornar compreensível os valores, práticas e objetivos da empresa;
-Institucionalização;
-Marcas e produtos ------------> A empresa;
Discurso e Prática.
Subáreas
Relações Públicas
- Conhecer públicos em uma perspectiva dinâmica do ambiente, conhecendo o universo social e organizacional;
- Pesquisa de Mercado
Jornalismo Empresarial
- Produção jornalística sobre a empresa e seu setor;
- É uma proposta especializada de jornalismo;
- Boletins ----------> Revistas Especializadas;
Subáreas
Propaganda
- Divulgar as realizações;
- Transmitir a personalidade;
- Fixar conceitos construtivos do seu fazer e ser;
Subáreas
Assessoria
- Mediações entre empresa e sociedade;
Editoração Multimídia
- Produção de material;
- Área técnica;
- Outros Autores
Marketing Cultural
- Promover, defender, valorizar a cultura e os bens simbólicos;
- Tem crescido por conta dos incentivos fiscais;
Subáreas
Marketing Social
- Para Philip Kotler e Eduardo Roberto:
- Promover uma idéia que se encaixe na escala de valores da sociedade;
- Campanhas públicas;
“... o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos adotantes escolhidos como alvo... A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.”
Subáreas
Imagem e Identidade Corporativas
- Não são sinônimos
- Identidade: Conjunto de valores, crenças e características com que a organização se auto-identifica e se diferencia;
- Construção da identidade para Cees van Riel:
- Comportamento - Simbolismo - Comunicação - Personalidade
- Imagem: percepção que o público tem da empresa
Por uma Filosofia da Comunicação Integrada
Filosofia Organizacional
A filosofia tem implicações profundas na vida
organizacional. Orienta as decisões em todos os
níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para
o insucesso das organizações.
A filosofia da comunicação integrada nas organizações
A comunicação deve expressar uma visão de
mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas
para vender produtos e serviços.
Deve construir uma identidade corporativa
sintonizada com as novas exigências e
necessidades da sociedade contemporânea e dos
públicos.
Princípios que devem nortear a Comunicação Organizacional e Empresarial:
-Importância de uma política global de comunicação nas organizações.
-Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais.
-Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação.
-Unicidade institucional e mercadológica.
Comunicação integrada como filosofia da organização
A implementação do enfoque da Comunicação Integrada como filosofia da organização é, na realidade, uma sugestão e/ou contribuição deste trabalho, que consiste na fusão do enfoque do Marketing como Filosofia do Negócio (KOTLER, 1998) e das RP na gestão da Comunicação Integrada (KUNSCH, 2003), adaptada a necessidades de uma organização sem fins lucrativos. O primeiro, se define por uma filosofia empresarial orientada a atender o mercado a partir de processos administrativos integrados e com todas as áreas voltadas para atingir a satisfação dos clientes, ou seja, mobilizar todos os esforços empresariais na busca do bem-estar e da satisfação dos clientes, para com isso, conquistá-los e mantê-los fiéis ao negócio. O último, se refere ao posicionamento estratégico das atividades de RP na gestão das redes de comunicação e políticas comunicacionais voltadas à excelência das relações da organização com seus públicos.
A adaptação do enfoque mercadológico do Marketing para o uso dos seus conceitos nas organizações sem fins lucrativos, muda apenas quanto à abordagem dos públicos. Numa organização do Terceiro Setor, portanto, busca-se a satisfação dos beneficiados, dos colaboradores, financiadores, patrocinadores, difusores e legitimadores dos seus objetivos institucionais, além da boa vontade da sociedade em geral, sobretudo, da comunidade em que está inserida. Para isso, as Comunicações de Marketing e as RP, trabalhadas dentro do conceito de Comunicação Integrada, são mais eficientes.
Para a implementação do enfoque da Comunicação Integrada como filosofia da organização é necessário que se pense também nos enfoques do Marketing Estratégico e Operacional.
Relações públicas e a comunicação integrada
Kunsch apresenta o planejamento de relações públicas com visão integrativa, estratégia para “se chegar a uma administração dessa comunicação”. Já dizia, por exemplo, que não se podia separar a comunicação institucional e a comunicação mercadológica, o produto e o serviço. Mais do que recusar a visão estreita e soberba de supostas exigências de autonomias entre as áreas em contraposição à interdependência de todos os fazeres ,era necessária uma visão organizativa geral da comunicação, que seria obtida por meio de um planejamento que integrasse as diferentes áreas da comunicação em uma ação coordenada e focada no negócio da empresa. E destinava aos relações-públicas a liderança nesta tarefa
A comunicação nas atividades de relações públicas
Comunicação Dirigida:
É a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que se quer atingir.
Para Alvin Toffler, trata-se da “desmassificação dos meios de comunicação de massa”.
Como diz Waldir Ferreira, (...) não há massificação da Comunicação Dirigida, mas, os jornais, as revistas, o rádio e a televisão – principais meios de comunicação de massa da "segunda onda", estão cada vez mais, se especializando e se utilizando da "Comunicação Dirigida", para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.
À Comunicação Dirigida cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que integram e caracterizam a Comunicação Dirigida. A fonte produtora da mensagem é o Órgão, o Setor, o Profissional, enfim, a unidade administrativa de Relações Públicas; o receptor é o público que se pretende constituir e estimular por meio da opção que se fizer do veículo mais adequado àquele fim.
Modalidades de comunicação dirigida
Comunicação dirigida escrita:
. Correspondências e publicações.
Comunicação dirigida oral:
. Discursos, alto-falantes, telefones, conversas, reuniões, colóquios, etc.
Comunicação dirigida auxiliar:
. Audiovisual, internet, intranet, CD-ROM, DVD.
Comunicação dirigida aproximativa:
. Eventos, feiras, exposições, lançamentos, inaugurações, etc.
Comunicação Massiva:
A importância dos veículos de comunicação de massa
Definição de comunicação de massa por Charles Wright
-Natureza de audiência em 1º lugar
-Natureza da experiência comunicadora
-Natureza do comunicador
Comunicação Massiva
-O trabalho das relações públicas
-Assessoria de imprensa como uma das atividades envolvidas nas relações públicas
-O relacionamento com a mídia
-Conceito de mídia
-A razão de uma relação entre organizações e imprensa
Comunicação Massiva
No que consiste o trabalho de assessoria de imprensa:
Utilização de técnicas apropriadas de relacionamento e no uso de certos instrumentos: press-release, press-kit, coletiva de imprensa, mailing list e clipping.
-Como a assessoria deve se relacionar com a imprensa
-Meios para estreitar o relacionamento empresa-imprensa
OBS: Nos releases e press-kit devem predominar o bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social. É importante ter em vista a responsabilidade social dos seus atos e os interesses da opinião pública.
-O papel do jornalista ao receber a pauta de um assessor
-O PODER DA MÍDIA E SEUS EFEITOS
“O poder da mídia é uma realidade incontestável, e as organizações, como fontes de informação, para se relacionar com o seu universo de públicos e a sociedade, dela não podem prescindir”.
AS NEGOCIAÇÕES ENTRE AS FONTES E A MÍDIA: O PAPEL DAS ASSESSORIAS
“As organizações, pelo papel que exercem na sociedade, são fontes importantes de informações e têm o dever e o direito de prestar contas de suas ações perante os públicos e a opinião pública.”
O trabalho de relacionamento com a mídia não é apenas de divulgar seus produtos e serviços, mas de compromisso e responsabilidade pública como fontes de informação.
Jornalismo VS assessoria de imprensa
“São duas áreas distintas que, por suas próprias características, costumam assumir posições antagônicas, mas, por força de novas formas de organização do trabalho e também ao dinamismo da informação, têm se tornado cada vez mais interdependentes, necessitando uma da outra, cada vez mais.” – Presidente do Sinjoesp (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo) Everaldo Gouveia.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Jornal Mural - Uma excelente opção em Comunicação Interna
Ter meios efetivos de Comunicação Organizacional está no topo das ações prioritárias das empresas que almejam o sucesso. Uma dessas publicações eficazes de fonte de informações para o público interno e até externo é o velho Jornal Mural, que tem sido esquecido nos últimos anos, talvez até por conta da era digital nas empresas, onde colegas de sala não conversam, mas trocam mensagens eletrônicas. No entanto, saber utilizá-lo é mostrar inteligência quando o assunto é divulgação e integração dentro dos empreendimentos.
.
Uma das grandes vantagens que o Jornal Mural tem diante de muitas mídias da Comunicação Organizacional é o seu baixo custo, o que é excelente, sobretudo, para as micro e pequenas empresas. Mas, para que haja eficácia, os organizadores do Jornal Mural, de preferência profissionais Jornalistas ou Relações Públicas das empresas, devem estar atentos para o seu planejamento. Pautas definidas; formato, compreendido por títulos chamativos, tipos e tamanhos de letras visíveis; textos curtos; fotos e figuras; boa localização; assuntos interessantes e linguagem acessível são alguns dos cuidados na sua exibição.
Se for o caso, uma pessoa deverá estar permanentemente atualizando e conferindo o local ou locais de apresentação. Infelizmente, é comum vermos jornais murais carregados de muitas informações, os textos enormes, com letras minúsculas e sem imagens ilustrativas e jogados em um canto escuro qualquer da empresa. Desta forma, não ter as precauções mencionados é deixar o seu Jornal Mural sem sua maior finalidade: informar de maneira simples e dinâmica. Friso que a boa programação visual terá impacto positivo ou negativo de acordo com o trabalho executado.
Os responsáveis pelo Jornal Mural devem ter sempre em mente quais os conteúdos que interessam ao seu público-alvo, princípio básico para o sucesso de qualquer meio de comunicação. É o que chamamos de seleção de notícias. Neste aspecto, será necessário identificar qual o grau de leitura do mesmo. Presença de funcionários ou público lendo o Jornal, significa a aceitação ou não do material exposto. Verificar até que ponto as pessoas param e leem as notícias contribui para a análise do Jornal Mural, o que resultará, sem dúvida, em um melhor conteúdo.
Quanto à sua exposição, o Jornal Mural poderá estar afixado em uma parede da empresa, revestida de um espaço delimitado, com tamanho entre 1m e 50 cm de largura por 90 cm de altura. O fundo, de preferência, deve contrastar com as informações apresentadas. Para uma melhor visualização, ele deverá estar à altura do olhar do público-alvo.
Há também uma possibilidade do Jornal Mural ser colocado em uma superfície móvel, o que dará a oportunidade de mudar a posição em determinados período para aumentar a visualização e leitura daquilo que é exposto. Uma boa dica para fazer com que o público pare e leia as matérias é criar temas específicos, como nos jornais impressos diários, nos quais temos os cadernos de política, cidades, esportes e variedades. Assim, pode-se dividir o espaço do Jornal Mural em temas maiores sobre a Empresa e Funcionários.
Essa divisão citada pode incluir matérias que dizem respeito ao mercado da empresa, como o avanço do empreendimento diante da concorrência e suas ações diárias. Também podemos ter notícias sobre cultura, os aniversariantes do mês, o funcionário de destaque, os jogadores campeões da empresa durante o determinado torneio de futebol, as atividades beneficentes no bairro que a empresa está instalada etc.
Não transforme o seu Jornal Mural em um mero “Quadro de Avisos”, onde todos “metem a mão” e não tem uma linha editorial definida. Outro detalhe: crie um nome sugestivo para o seu Jornal. Reforço que um bom local de exposição e temas que dizem respeito ao cotidiano da empresa e funcionários farão do seu Jornal Mural um sucesso. Tomando essas precauções, você terá um bom veículo de comunicação interno com um custo relativamente muito pequeno. Até a próxima e boa sorte!
Fonte: 180graus - Helder Freitas
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Missão
- Assessorar, de forma efetiva, empresas que buscam ser líderes no mercado
- Manter contato constante com a mídia, a fim de divulgar as iniciativas dos nossos clientes
- Estar sempre atualizada, para melhor situar nossos clientes e parceiros
Metas
Temos como meta desenvolver e executar estratégias de comunicação diferenciadas que possam contribuir na construção, a médio prazo, de grandes marcas junto à mídia e a opinião pública regional. Nossa pretensão é consolidar a nossa própria marca em até 2 (dois) anos, nos tornando referência no mercado. Aspiramos também, a liderança nesse segmento no prazo de 7 (sete) anos.
Serviços
Nossos trabalhos de assessoria de imprensa incluirão:
- Produção de releases;
- Realização de coletivas de imprensa;
- Encontros com editores de veículos de comunicação;
- Elaboração de sugestão de pautas.
Equipe
- Kaio Eduardo: kaioedubrazil@hotmail.com
- Monteiro Júnior: jmjunior@gmail.com
- Nicolas: nickbarbosa15@hotmail.com
- Paula Pires: paulapires17@gmail.com
Por Que Escolher
O trabalho de assessoria de imprensa é levar informações e inovações dos clientes para os veículos da mídia que mais se adequam as suas realidades, em forma de matérias publicadas. Estas conseguem uma grande repercussão junto a opinião pública e atingem maiores contigentes de pessoas do que a publicidade. Uma outra vantagem é a alta credibilidade desse tipo de aparição, já que empresas de comunicação - que são órgãos independentes - costumam possuir grande respeito por parte do público.
Assinar:
Postagens (Atom)